Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II valoriza o processo de aprendizagem tanto quanto seus resultados, desenvolvendo nos alunos a capacidade de aprender. Formação de pessoas autônomas, convivência harmoniosa em grupo e aprimoramento das habilidades e competências inerentes a cada indivíduo são os parâmetros que norteiam o trabalho neste momento da vida escolar.

selo-anglo

HORÁRIO DAS AULAS

7h30 às 13h

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Ensino Fundamental II tem como finalidade o desenvolvimento da capacidade de aprender, da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

Ocorre semanalmente, para todas as séries, com o intuito de ajudar os alunos na organização de seus estudos e na melhor forma de trabalhar com o material utilizado pelo colégio. Neste horário, o aluno poderá tirar dúvidas de todas as disciplinas, podendo inclusive fazer as tarefas e os trabalhos escolares.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Durante o ano letivo, há 3 sínteses de avaliação de aproveitamento e de apuração de assiduidade. A média anual é a média ponderada das notas obtidas pelo aluno calculada em cada síntese trimestral com um peso:

• 1º trimestre – peso 1 (um)
  • 2º trimestre – peso 2 (dois)
  • 3º trimestre – peso 2 (dois)

Para promoção, a média anual deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco), totalizando 25 pontos. As provas trimestrais serão corrigidas de 0 a 10,0 (dez) e correspondem a 60% da nota trimestral. Os 40% restantes são obtidos por meio de trabalhos individuais ou em grupo, provas mensais, tarefas, participação em classe, dentre outras formas de avaliação, a critério de cada professor.

PLANTÕES DE MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA PARA 8ºS E 9ºS ANOS

Espaço com supervisão de um professor para que os alunos façam tarefas e esclareçam suas dúvidas nas disciplinas de Física, Matemática e Química.

OLIMPÍADAS

Confira as olimpíadas de que participamos, treinamentos e premiações.

Clique aqui para conferir

SAÍDAS PEDAGÓGICAS

Oportunidade de promover a socialização dos alunos em outros ambientes e uma outra forma de aprender os conteúdos estudados em sala de aula. Cada série possui uma saída específica pensada de acordo com a faixa etária e associada a uma ou mais disciplinas:

• 6º ano – Visita ao Sítio do Sol (Cabreúva) e um acampamento (Rep. Lago).
  • 7º ano – Projeto Salto / Barra Bonita e um acampamento (Sítio do Carroção).
  • 8º ano – Projeto Cidades Históricas de Minas Gerais.

Outras saídas podem ser programadas ao longo do ano letivo e são previamente comunicadas aos pais.

OFICINAS CULTURAIS E ESPORTIVAS

A escola é o lugar ideal para se realizar atividades artísticas e intelectuais que fogem da rotina e proporcionam o desenvolvimento pessoal e a descoberta de novas maneiras de pensar, de se relacionar e, principalmente, de se expressar. Oferecemos, anualmente, oficinas culturais no período da tarde, cujos horários e valores são informados no início do ano letivo para reserva e formação de turma.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Tem como objetivo o desenvolvimento do gosto pela leitura e do aprofundamento na interpretação de textos. Indicada para alunos de oitavos e nonos anos por seu caráter mais técnico e prático, funciona como um complemento ao que é trabalhado em sala de aula.

ESPORTES

Esse projeto tem como principal objetivo unir os alunos em atividades extra-classe propiciando assim, através de atividades esportivas, momentos de lazer e de desenvolvimento físico e social do aluno. São oferecidos treinamentos de futebol, vôlei, basquete, dentre outros.

VIOLÃO

Aulas semanais de violão para aqueles que gostam de música e têm vontade de aprender a tocar um instrumento musical. As aulas são organizadas de acordo com a preferência do aluno, trabalhando principalmente com músicas.

TEATRO

O curso desenvolve habilidades como concentração, coordenação, autoconfiança, segurança e agilidade, visando aprimorar a presença cênica do aluno.  Indicado também para desenvolver a expressão, lidar com a timidez e aprender a se expressar de outras formas, as aulas de teatro são oferecidas uma vez por semana.

DESAFIOS MOTORES

A compreensão do papel da motricidade no desenvolvimento e na vida da criança é valorizada no colégio; os desafios motores são práticas educativas que incorporam essa dimensão nos processos de ensino e de aprendizagem do aluno.

DANÇA

Trazendo um olhar inovador de amplitude no ensino, as aulas de dança tem como objetivo focar no desenvolvimento da vocação artística e técnica, para o enriquecimento dos conhecimentos culturais e artísticos do aluno.

CAPOEIRA

A capoeira é uma luta e tem como princípios fundamentais a comunicação corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir e o equilíbrio, o que inclui o desenvolvimento de valores, criatividade, autocontrole, disciplina, entre outros.

ARTES

No ateliê de artes, os alunos recebem diferentes propostas de trabalho a cada trimestre para desenvolver diversas abordagens artísticas.

LISTA DE MATERIAIS

Para facilitar para os pais, disponibilizamos a lista de materiais do 6º a 9º ano para impressão. Clique no ano letivo para baixar o arquivo no formato PDF.

6º ANO

7º ANO